Páginas do Blog

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Boletim - 28 semanas de gravidez

Crescer:
Como você está:
A barriga está grande, você está mais pesada e inchada. Está difícil encontrar posição para deitar e você deve estar com dificuldade para dormir. Sem contar os xixis noturnos e as divagações da mente acerca do que está por vir. Antes de se deitar, faça uma refeição leve e tome um banho morno ou quente. Deite-se do lado esquerdo do seu corpo - assim, você melhora sua circulação, já que evita um excesso de pressão na aorta e na veia cava, que ficam no lado direito do corpo. Experimente também colocar um travesseiro entre os joelhos e outro entre a lateral da barriga e o colchão.
O que está acontecendo com o bebê:
O espaço para o bebê no útero começa a ficar mais restrito e, tocando a barriga, o médico já é capaz de imaginar a posição em que está. Nas próximas semanas, o bebê tende a procurar posições mais confortáveis. Eles ficam muito bem de cabeça para baixo - posição bastante favorável para o parto normal.

Reta final
A última fase da gravidez leva a marca da ansiedade. O tempo está passando e daqui a 90 dias você estará com seu filho nos braços. É natural que fique apreensiva, que pense mais no parto e na saúde do nenê, sem falar nas novas responsabilidades de mãe. Aprender o máximo que puder sobre o nascimento dos bebês e seu desenvolvimento vai deixá-la mais confiante.


E-Familynet:
Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 1100g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 25cm. Sua medida total é de 35cm.

Desenvolvimento do embrião: Alguns especialistas acreditam que com 28 semanas de gestação os bebês começam a sonhar. Sonhar com o quê? Ninguém faz a menor idéia. Mas o cérebro está bem ativo à essa idade. As ondas cerebrais podem ser notadas em testes específicos e os tecidos cerebrais estão bem desenvolvidos.
Por volta desta semana também poderá ser possível sentir os soluços do bebê. Pode parecer estranho no começo ou você nem venha a pensar em soluço quando sentí-los, você poderá achar que são os chutinhos que vinha sentindo até então mas logo você perceberá a diferença. Não há com o que se preocupar, os soluços são normais e duram pouco tempo.
Os cabelos da cabeça do bebê também estão crescendo mais e mais. Sobrancelhas e cílios estão presentes.
Você deve ter notado também que o bebê está ganhando bastante peso, especialmente se você compará-lo com 11 semanas atrás quando ele pesava apenas 100g e agora já está com mais de 1kg. Somente nas últimas 4 semanas, o seu peso dobrou.

Mudanças em seu corpo: Agora que o bebê está cada vez mais perto de sua caixa toráxica, você poderá começar a sentir que sua respiração está um tanto mais curta. Essa é uma sensação que começa agora e vai se estender até ao final da gravidez. E o pior é que ela não estará sozinha. Você poderá começar a sentir também dores nas pernas, devido ao aparecimento ou ao agravamento de varizes. E a sua barriga, cada vez maior, poderá dificultar para uma série de pequenas atividades do dia-a-dia como, levantar-se, deitar-se, abaixar-se, dirigir, e por aí vai...
O útero encontra-se agora à 8cm acima do umbigo e, você deve ter ganhado até agora por volta de 8 à 10 kg.