Páginas do Blog

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

38 semanas de gravidez


Boletim Bebe.com:

Seu bebê
Mais uns dois ou três ajustes e o bebê estará pronto para nascer. Ele sabe que precisa se sentir quentinho do lado de fora do útero. Por isso, a camada de gordura sob sua pele aumentou um pouco, regulando melhor a temperatura corporal. Os intestinos deram mostras de que estão funcionando bem e formaram o mecômio, uma substância verde considerada o primeiro cocô do bebê. De onde veio isso? Do líquido amniótico, que estava misturado com os restos da cera e da lanugem que protegiam a pele do bebê. Como ele inala e engole continuamente esse fluido, seu aparelho digestivo produziu a massinha esverdeada, que será liberada só depois do nascimento.
Acompanhe as estapas da sua gestação no infográfico animado.

Sua gravidez
Falta pouco, muito pouco para o bebê nascer. E a sua barriga, que agora tem de 36 a 38 centímetros de altura, parece indicar a proximidade desse momento. Ela está bem pesada, não deixa mais você se locomover com tanta rapidez e ainda atrapalha o sono. Você passa horas se virando na cama, de um lado para o outro, até encontrar a melhor posição para dormir. Os últimos dias de gravidez não são fáceis. A solução para esquecer os desconfortos - e driblar a ansiedade típica dessa fase - é se concentrar em outras atividades. Escolha alguma coisa bem relaxante para fazer agora. Você pode, por exemplo, ler sobre o surpreendente trabalho das suas mamas para fabricar o leite materno, o primeiro alime nto do bebê.


Boletim Crescer:

Como você está:

Você nunca pensou que um dia teria tanta preguiça de se levantar do sofá, nem que pudesse ser tão difícil virar de lado da cama... E a dor que sente ao acordar e se levantar com a bexiga cheia? Calma! A gravidez está chegando ao fim e cada dia extra que seu bebê passa em sua barriga, são mais 30 g que acumula para enfrentar o mundo fora do útero.
O que está acontecendo com o bebê:
O bebê está maduro, prontinho para nascer. Nessa fase, a cabeça e o abdômen do pequenino estão com a mesma circunferência. Em um ultra-som 3D, é possível ter uma boa idéia da aparência de seu filho.

Como identificar os sinais do verdadeiro e do falso trabalho de parto
Sangramentos
V - O tampão, muco que cobre o colo do útero, pode ser expelido pouco antes do início do trabalho de parto
F - Não há Dilatação

V - O colo do útero ficará mais fino e dilatado
F - Não há Ruptura das Membranas

V - A bolsa de água se romperá no início ou durante o trabalho de parto
F - Não há Contrações uterinas

V - As contrações podem ou não ser doloridas. Ficam mais fortes, freqüentes e duradouras. São regulares. Não passam mesmo quando você faz alguma atividade
F - Podem ou não ser doloridas. Geralmente, têm a mesma freqüência, força e duração. São irregulares. Em geral, passam quando você faz alguma atividade.

O que tem para o jantar?
Planeje-se e deixe pratos congelados para a volta da maternidade. Nos primeiros dias depois do parto, você vai precisar se alimentar bem, mas não terá tempo nem disposição para cozinhar. Se possível, tenha alguém para te ajudar com a casa, pelo menos nas primeiras semanas.


Boletim E-familynet:

Tamanho do bebê:
O bebê está com peso de aproximadamente 3100g e sua medida, da cabeça ao bumbum ainda é de 35cm e sua medida total é de 47cm.

Desenvolvimento do embrião:
O seu bebê pode estar com uma cabeleira invejável a esse ponto. Não se espante quando ele nascer e o cabelo dele não tiver nada a ver com o seu. No primeiro ano de vida os cabelos da criança pode mudar de cor e espessura várias vezes. Há também aqueles bebês que nascem bem carequinha e ficam assim por um tempinho após o nascimento.

Mudanças em seu corpo:
Muitas mulheres não continuam a aumentar de tamanho nesse último período da gravidez, porém, o desconforto é um efeito que não pára e, tende apenas à piorar.
É claro que sua ansiedade está à flor da pele, procure manter-se sempre sob controle e saiba que os seus dias de grávida logo se transformarão em dias de mamãe.