Páginas do Blog

segunda-feira, 4 de julho de 2011

Frio!!!!

[Fiz esse post com todo amor e carinho, toda inspirada, quando fui publicar o Blogger deu erro, fui ver no rascunho, não tinha salvo nada. fim! Vamos lá tudo de novo.]

E esse frio gente?
Essa semana promete até temperaturas negativas aqui em Poa. Amanhã previsão de 0º Graus... Brrrrr...

E o que fazer nesses dias de frio para que a criança não sofra tanto!?

Estou tomando muitos cuidados para que a Valentina não fique doente. E quero trocar dicas com vocês mamães, e dar dicas para as gravidíssimas com os cuidados dos pequenos durante o inverno.

A Valentina nasceu em Agosto de 2009, auge do frio, e por ser RN claro, quase não saía de casa com ela, salvo quando havia consulta no pediatra. O ar ficava ligado no quente direto.

No inverno passado, eu ainda estava sem trabalhar fora, decidi ficar com ela até 1 aninho e depois disso, até chegar o verão. Então saíamos de casa só nos dias de mais calorzinho, ela não ficava tão exposta ao frio.

Este ano a coisa está bem diferente, voltei a trabalhar e a Valentina está na creche. Saímos bem cedo de casa e ela volta só no final da tarde, quase noite, horários bem críticos do frio.

De manhã, separo a roupinha da creche e deixo tudo a mão, assim, consigo colcoar a roupa nela bem rapidinho para que ela não passeo frio. Também constumo deixar ela com o pijaminha, só coloco a roupa da creche por cima, assim evito de tirar o pijama quentinho e colocar a roupa gelada.
Antes de sair de casa tem o Kit: Pala, touca e luvas.


Ainda jogamos por cima uma mantinha, só para garantir que o vento frio não entre em nehuma brechinha! rsrs
Chegando na creche as titias tiram tudo, e na hora de vir embora colocam de novo.

Quanto ao banho, o pediatra dela é adepto do banho dia sim dia não, diminuindo assim os riscos de pegar um resfriado ou algo mais sério.
Então nos dias de "não banho" só fazemos um banho de gato, aquele famoso que apendemos ainda na maternidade.

Coloco o aquecedor no quarto, roupas a mão, aguinha morna, sabonete líquido, paninhos e toalha.
Isso se aplica aos bebês mais novos também.
Começamos pelo rostinho sem tirar a roupa, depois, tiro a parte de cima e bem rapidinho capricho nas partes mais críticas, embaixo do pescoço, embaixo do braço, mãozinhas...
Seco, coloco a parte de cima, tiro parto para a parte de baixo e faço o mesmo processo.
A Valentina adora! Acha um sarro!

Eu AMO colocar por baixo de tudo um Boddy, bem levinho de algodão, ele segura bem a fralda para evitar vazamentos, e deixa o bebê mais confortável, sem atrito de etiquetas ou roupas que pinicam direto na pele.
O problema está sendo achar no tamanho da Valentina, está cada vez mais difícil. Até, se alguém souber de onde possa achar...

No hora de dormir, procuro deixar ela com um pijama quentinho, mas nada muito pesado, se não ela sua horrores, e isso é pior.
Como a maioria dos bebês e crianças, ela chuta a coberta, então tenho uma outra tática:
No berço, coloco por baixo dela, uma cobertinha ou edredom bem fofo e quente, por cima um cobertor grossinho, prendo ele na borda do berço, entre o colchão e a grade, assim ela fica envelopada!

O saco de dormir, eu desisti de achar no tamanho dela, vou ter que mandar fazer.

Que mais? Esqueçi algum detalhe?
Quais são as técnicas que vocês mamães usam nos dias frios e que possamos compartilhar umas com as outras e com as gravidíssimas?