Páginas do Blog

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

11 Semanas de Gravidez

Olha q amor o tamanho da minha barriga... :)

11 semanas


Como você está:
Você já deve estar se sentindo bem melhor em relação às náuseas e enjôos. Se ainda não estiver bem, saiba que estes sintomas devem desaparecer em breve e seu apetite irá aumentar significativamente. A sensibilidade e a instabilidade emocional, contudo, continuarão existindo com maior ou menor intensidade até o final da gravidez.
O que está acontecendo com o bebê:
O feto está bem ativo e se move muito no útero, mas você ainda não consegue sentir tais movimentos. Os órgãos reprodutivos internos estão em formação. Sobre a pele bastante transparente, nascem folículos de pêlo. Os dedos estão separados e as unhas já apareceram. Neste momento, placenta e cordão umbilical estão completamente formados.

A proteção do bebê
O feto fica protegido pelo líquido amniótico. O líquido impede que as paredes do útero apertem o bebê e fornece espaço para que ele cresça e se movimente. É isolante contra o frio e o calor. Mais do que tudo, o líquido age como um amortecedor de colisões. Um soco na barriga da mãe apenas sacode o feto. O líquido amniótico é constantemente reabsorvido pelo sistema sangüíneo da mãe e reposto na bolsa pelas células da membrana amniótica. A cada hora, 1/3 dele é renovado. O feto engole líquido e nele libera urina. Na 12ª semana de gravidez, o volume de água no útero é de meio litro. Na metade da gravidez, 250 mililitros. A presença do líquido é essencial para o desenvolvimento fetal, principalmente para os membros do bebê.