Páginas do Blog

domingo, 19 de abril de 2009

22 semanas de gravidez



 
Boletim BabyCenter:
A pele do bebê ainda está bem enrugada, porque ele tem bastante a crescer. Mas o rosto e o corpo já estão tomando a forma do recém-nascido. Os lábios, as orelhas e as pálpebras estão mais definidos.

É bem capaz que as pessoas estejam dizendo que sua barriga está pequena demais ou grande demais para este estágio. Lembre-se que cada mulher é diferente, e que os bebês não crescem todos no mesmo ritmo. O importante é que o crescimento seja observável e constante.



Boletim Bebê.com.br:
Seu bebê
A cada dia, o rostinho do seu futuro bebê fica mais perfeito. Os lábios, as pálpebras e as sobrancelhas, que estavam se formando, estão mais visíveis. As unhas continuam a se desenvolver e já cobrem a ponta dos dedos. Na gengiva, estão surgindo os primeiros brotos dentários. São essas estruturas que vão originar os primeiros dentinhos. Porém isso só vai acontecer depois do nascimento, lá por volta dos 6 meses de idade. A pele, por enquanto, está toda enrugada, mas logo isso vai mudar. Afinal, ele ainda vai crescer, engordar e ficar mais rechonchudo com o passar das semanas.

Sua gravidez
Você deve estar curiosa para saber como será o rosto do seu futuro bebê. Ele vai puxar ao pai? Ou será a cara da mãe? No caso da dentição, é fácil prever o que a genética pode fazer. Basta olhar para o casal. A criança tem grandes chances de herdar uma mistura do sorriso da mãe e do pai. E, já que o assunto são os dentes, não deixe de redobrar os cuidados com a sua saúde bucal. A escovação correta, depois de cada refeição, é um cuidado essencial para prevenir cáries e infecções na gengiva. Além de incomodar muito, esses problemas podem prejudicar o bem-estar do feto. No dentista, atenção aos exames com raios X, que não são recomendados, e aos medicamentos proibidos para gestantes.



Boletim Crescer:

Como você está:
No final dessa semana, você completa o quinto mês de gravidez. Seu útero está cerca de 3 centímetro acima do umbigo e o peso pode incomodar. Para não ter muitas dores, evite ficar sentada, deitada ou em pé por longos períodos. Graças a alterações hormonais, você deve estar sentindo mais calor e suando mais do que o normal. E se o companheiro disser que você ronca, não duvide: o congestionamento das vias nasais, causado pelo excesso de fluxo de sangue, favorece o ronco.
O que está acontecendo com o bebê:
Nessa fase, a pele do bebê fica enrugada, pois ele possui pouca gordura subcutânea. Seus olhos estão quase prontos, mas a íris ainda está desprovida de pigmento. Sobrancelhas e cílios estão formados, cabelos estão mais grossos e lábios se distinguem bem da pele.
Ao banheiro!
Na gravidez, você faz mais xixi - até aí, nenhuma novidade. Embora urinar com freqüência seja normal, sentir ardor no ato pode ser sinal de alguma infecção. Por isso, ao menor sinal, avise o médico.



Boletim E-Family Net:

Tamanho do bebê: A medida de seu bebê esta semana, da cabeça ao bumbum, deve estar em torno de 19cm. O peso do bebê é agora de aproximadamente 350g.
Desenvolvimento do embrião: Suas unhas agora estão crescidas e cobrem toda a região destinada para elas nos dedos. Seus cílios e sombrancelhas estão também finalizados. O cérebro está em desenvolvimento acelerado.
O bebê tem uma aparência muito magra mas bem desenvolvida.
Se for um menino, os seus testículos estão começando a descer para a bolsa escrotal.

Mudanças em seu corpo: O seu útero deve estar agora uns 2cm acima do seu umbigo e você deve estar se sentindo bem. Aproveite esse período da gravidez no qual você ainda não está muito grande e os sintomas que primeiramente te incomodaram agora fazem parte do passado. De alguma forma é divertido estar grávida agora, você se sente bem e sua gravidez é facilmente notada.
Só para lembrar, agora que sua barriga está maiorzinha, na hora de dirigir, não deixe que o cinto de segurança esteja em cima de sua barriga. O cinto de segurança pode e deve ser usado durante toda a gravidez. Coloque-o de forma que este esteja em volta de sua barriga e nunca em cima.
Não deixe também de ingerir muito líquido, de preferência água, água e água. Não contém muitas calorias como refrigerantes e só faz bem, especialmente se estiver muito quente em sua cidade.