Páginas do Blog

segunda-feira, 22 de junho de 2009

31 Semanas de gravidez

e-familynet:
Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 1600g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 28cm. Sua medida total é de 40cm.
Desenvolvimento do embrião: Os pulmões e o aparelho digestivo do bebê estão quase prontos. O seu crescimento diminuirá de rítmo agora mas o seu peso vai continuar aumetando bastante. A quantidade de líquido amniótico começa a diminuir conforme o seu bebê vai ocupando mais espaço dentro do útero.
Mudanças em seu corpo: Você poderá sentir ainda dificuldade para respirar, ou melhor, sentir que a sua capacidade respiratória está menor. Isso é causado pela pressão posta sobre o diafragma pelo útero. Mas antes do fim da gravidez essa situação pode melhorar. Após a trigésima quarta semana de gravidez (especialmente se esta não é a sua primeira gravidez) você poderá voltar a respirar normalmente, é quando o bebê "desce" já se preparando para o dia em que finalmente virá ao mundo.
No momento, o útero está à 11cm acima do umbigo.
Se você já estava dormindo de lado desde o começo da gravidez, agora você está acostumada e sabe que foi uma boa decisão. É cada vez mais difícil de dormir confortavelmente conforme você vai chegando ao final da gravidez
.


Boletim Crescer:
Como você está:
Você se sentirá desconfortável com o aumento de peso. Talvez sinta falta de ar: o bebê pressiona seu diafragma e os pulmões. Por isso, subir escadas ou caminhar no shopping tornam-se atividades cansativas. A dor nas costas e o cansaço também podem restringir seus movimentos. Se puder, diminua o ritmo de trabalho e descanse sempre que possível. Peça ajuda aos outros e exija menos de si mesma.
O que está acontecendo com o bebê:
O cabelo do bebê engrossou. Suas unhas estão crescendo e, pouco depois do nascimento, deverão ser cortadas. O cérebro continua em crescimento e já consegue controlar a temperatura do corpo do bebê. Com exceção do pulmão, todos os órgãos vitais estão pronto para o nascimento.

O melhor amigo
Que tal fazer uma listinha com nomes de pediatras indicados? Pergunte ao seu médico de confiança, a amigos e familiares. Se quiser, pode marcar uma conversa com o pediatra antes de o bebê nascer. O procedimento não é fundamental, mas pode ser útil para começar a estabelecer uma relação de confiança com o médico e aprender a lidar com o filho nos confusos primeiros dias. É bom ter a segurança de saber a quem recorrer quando o bebê nascer.

Bebê.com.br:
Seu bebê
A cabecinha dele está crescendo - resultado das muitas transformações que têm acontecido nessa parte de seu diminuto corpo. O cérebro, por exemplo, aumentou de tamanho nos últimos dias, e as conexões entre as células nervosas se multiplicaram. Além disso, seu bebê já é capaz de discernir melhor a luminosidade e, em pouco tempo, conseguirá diferenciar o claro do escuro. Sua visão está quase perfeita, mas só será aprimorada após o nascimento. Isso porque, nas primeiras semanas, os olhos do recém-nascido focalizam apenas objetos próximos. Depois de se acostumar ao colorido do mundo, no entanto, ele também vai enxergar bem o que está distante.

Sua gravidez
Vá com calma. O conselho da semana não poderia ser mais oportuno. Afinal, está difícil se locomover como antes, né? Não é à toa. Você carrega um bebê rechonchudo de 1,35 kg. Também sente o peso do útero que cresceu, da placenta e do líquido amniótico. O resultado são 12 kg a mais - isso, claro, se você estava com o peso saudável antes de engravidar. Com toda essa carga extra, é bom caminhar com cuidado para evitar quedas. Fique atenta aos pisos escorregadios e muita atenção ao sair do carro. Por falar nisso, aproveite para checar se a cadeirinha apropriada para o transporte do bebê está no banco de trás do veículo. Já é tempo de providenciar esse e outros acessórios importantes.