Páginas do Blog

quinta-feira, 23 de julho de 2009

36 semanas



Boletim Mam:

"A reta final
O bebê começa a se preparar para o período após o nascimento: ele aumenta de peso e providencia uma reserva de gordura e ferro para estar bem equipado para a nova vida. Os anticorpos da mãe fortalecem o seu sistema imunológico, todos os sentidos estão preparados para descobrir o novo ambiente onde vai viver.

Os últimos preparativos
O bebê está bem preparado. E os pais? A maleta está ao alcance da mão com tudo o que é necessário? Chinelos, pijama, sutiãs especiais para amamentar, artigos de toalete, material de leitura e, naturalmente, uma máquina fotográfica não deve faltar. Para o bebê, um body (tamanho RN/P), um macacãozinho, meinhas, casaquinho e uma touquinha. E não se esqueça da roupa para você retornar ao lar, normalmente, servem as roupas usadas no sexto mês de gravidez.

Conselho do obstetra
O dia previsto para o nascimento é apenas indicativo e pode variar de duas semanas pra frente ou para trás. Portanto, não fique em pânico se o seu bebê quer esperar um pouco mais para nascer."


"Seu bebê
Está quase tudo pronto para a aventura da 40a semana. Mas, antes de conhecer o mundo, seu bebê está recebendo os retoques finais. Os cotovelos e os joelhos agora formam covinhas. E o rostinho está bochechudo. Ele não vê a hora de sair - parece até que notou a expectativa dos pais, que estão ansiosos por sua chegada. Aliás, ele já deve estar na posição correta para nascer. Ou seja, de cabeça para baixo, para logo se encaixar na pelve.
Acompanhe as estapas da sua gestação no infográfico animado.

Sua gravidez
Faltam apenas quatro semanas para você ser mãe. É o momento de providenciar todos os telefones e endereços de e-mail das pessoas que você deseja avisar quando o bebê nascer. Se você ainda não fez isso, anote-os na sua agenda e guarde-a logo na mala da maternidade. Quando a hora chegar, peça para o seu companheiro enviar a todos um lindo cartão, contando a grande novidade. Cansaço e fadiga são ainda comuns nos últimos dias de gestação. Por isso, tenha sempre à mão um garrafa de água para se manter hidratada. Frutas e lanchinhos também são indicados no intervalo das refeições, que, por sinal, devem ser ainda mais leves agora. Tudo para evitar sobrecargas.


"Como você está:
Você achou que esse dia nunca chegaria? Mas aí está: você está no nono mês e em poucas semanas seu bebê estará em seus braços. Seu peso deve estar aumentando de 300 a 500g por semana. Nas consultas, o médico deverá examinar seu colo uterino, para verificar se já está se dilatando, anunciando a chegada do parto. Por mais difícil que seja, procure dormir ou pelo menos descansar, para que você esteja bem no dia do parto.
O que está acontecendo com o bebê:
Nas últimas semanas de gravidez, geralmente em uma das duas que antecedem o parto, o bebê se encaixa na bacia. Se esta é sua segunda gestação, o encaixe pode ocorrer só na hora do parto. Ele está completamente formado e, até o nascimento, permanecerá ganhando peso e crescendo no útero. Gordurinhas se acumulam em seu corpo, formando dobrinhas no pescoço, na cintura e nos braços.

Como tudo vai acontecer
É bom ter uma idéia de como será o trabalho de parto. Essa experiência é diferente para cada mulher - mais difícil para algumas, fácil para outras. Há três estágios no trabalho de parto, embora para você parecerá um só. No primeiro, o colo dilata e o bebê desce pela bacia. No segundo, a dilatação está completa e ele será “puxado” pelo canal de nascimento. No terceiro, a placenta e as membranas são expelidas. Converse com seu médico com antecedência sobre a possibilidade de você amamentar seu filho logo após o nascimento.

Alguma pendência?
Se você ainda tem qualquer tipo de pendência pessoal ou profissional para resolver antes do parto, é bom se apressar. Mesmo que suas obrigações estejam em processo de conclusão, deixe-as organizadas ao final de cada dia, de modo que você possa facilmente passá-las adiante em caso de necessidade. A qualquer momento, você pode precisar correr para a maternidade."



"Desenvolvimento: Semana 36
Idade do feto: Semana 34

Tamanho do bebê: O bebê está com peso de aproximadamente 2750g e sua medida, da cabeça ao bumbum é de 34cm. Sua medida total é de 46cm.

Desenvolvimento do embrião: Ao olhar para a sua barriga nesses dias pode parecer engraçado de vez em quando. É que os cotovelos, joelhos e a cabeça do bebê podem não só serem sentidas como podem ser vistas desalinhando a forma de sua barriga. Isso ocorre quando o bebê está se espreguiçando ou quando ele troca de posição por um tempinho.
As paredes do útero agora começam a afinar um pouco pois estão bem esticadas. Quando isso ocorre, o seu bebê pode começar a perceber e a diferenciar o rítmo diurno do rítmo noturno pois ele sente que está claro e sabe que sua mamãe está fazendo uma série de coisas e, quando está escuro, ela quase não se mexe, deve estar dormindo.
Ele está também exibindo unhas novinhas em folha e um par de rins completamente desenvolvidos e prontos para operar suas funções. O fígado também já pode processar impurezas.

Mudanças em seu corpo: Agora há muito mais bebê dentro de seu útero do que líquido aminiótico. O seu útero até agora expandiu cerca de 1.000 vezes comparado com o seu tamanho original.
Durante a gravidez a mulher sente vontade de ir ao banheiro com maior frequência, você até que já estava acostumada mas, agora que está perto do final da gravidez, você praticamente fará do banheiro o seu segundo lar. Mesmo assim, não diminua a quantidade de líquidos ingeridos, especialmente água. O seu bebê e o seu corpo precisam muito de água.
O seu útero encontra-se agora provavelmente logo abaixo de suas costelas, o que, dá uma sensação de falta de ar de vez em quando.
Agora que só faltam 4 ou 5 semanas para o final da gravidez, a ansiedade que bate é enorme. Tente controlar-se ou você acabará sendo impaciente com as pessoas à sua volta por motivos que nem você sabe.
Prepare suas roupas e papéis para o hospital. Você ainda tem tempo mas nunca se sabe quando o bebê vai querer sair. Deixe tudo mais ou menos à mão ou em lugar de fácil acesso, em caso de não ser você quem vai levar a bolsa para o hospital.
Nota: Cada bebê se desenvolve de forma diferente - mesmo dentro do útero. As informações aqui contidas sobre o desenvolvimento fetal são generalizadas e servem apenas para que se tenha uma idéia sobre como está o seu bebê nesse ponto."