Páginas do Blog

sexta-feira, 26 de março de 2010

1ª Papinha

Este post tem pelo menos 1 mês de atraso! kkkk Queria compartilhar com vcs como foi nossa experiência com a introdução de alimentos e acabei deixando, deixando... mas aqui está!

Bom, amamentei a Tininha exclusivamente no peito até os 6 meses!

But, depois desse tempo não dá mesmo... tem q começar a introdução de novos alimentos, pq com essa idade o leite materno passa a ser um complemento e não mais a fonte principal de nutrientes do bebê.
Fomos no pediatra e ele passou uma listinha de frutas:
  • mamão papaia;
  • banana prata;
  • maçã argentina;
  • pêra d'água;
  • laranja do céu;
Poxa, agora fiquei pensando... todas as frutas com nome composto né? Sim, pq nós, pequena família de 3 pessoas (cof, cof, 4 com o gato) não somos simplesmente de comer mamão ou banana... e sim mamão papaia, banana prata...
"Eniuei"

O Doutorzinho (como gosto de chamar) deixou bem claro q eu ñ usase o liqui.. amassasse mesmo com um garfo, ou raspasse no caso da maçã e da pêra... (com exceção da laranja, claro!) pq se ñ a adaptação de alimentos sólidos (mais tarde) fica complicada. 
Então as frutas são para serem dadas 2x por dia, no meio da manhã e no meio da tarde, podendo misturar 2 tipos de frutas.

Papinha:
  • cenoura;
  • beterraba;
  • chuchu;
  • brócolis;
  • couve-flor;
  • moranga;
  • abobrinha;
  • batata;
  • aipim;
Temperos para a papinha: cebola, alho, tempero-verde.
O Sal... bom... ñ dizem q o sal é o grande vilão da saúde e tal? Aqui em casa costumamos usar pouquíssimo sal... amamos temperos e ervas como alecrim, ervas finas, manjericão....
Então, meu pediatra mais netureba do mundo (amo), falou q eu ñ precisava incluir sal na papinha não... até pq se ela ñ conhece o gosto do sal, ñ vai sentir falta não é mesmo?
Outra coisa bacana q eu ñ sabia, é q eu TENHO q incluir 1 fio de azeite na papinha, para q os nutrientes dos alimentos q estou dando a ela sejam absorvidos com mais facilidade pelo organismo. Como tb já temos o costume do azeite extra virgem por ser mais saudável... nada de muito mirabolante não.

O Sr. Gonçalves (maridão) mais bobo do q eu, queria pq queria sair do pediatra e ir direto no super comprar as coisinhas da lista. Isto feito, botei p/ cozinhar 1 batata, 1 cenoura e 1/2 cebola pequena, [PAUSA] Ai gente, posso dizer? AMEI, Sabe aquelas mães de filme americano e avental chadrez vermelho q fazem comida p/ os filhos? Sou eu! (ou pelo menos me senti, só faltou o avental, triste) [DESPAUSA] Amassei tudo bem amassadinho com o garfo, (tapada, 1 cenoura inteira e 1 batata inteira dá p/ alimentar uma creche! depois q eu amassei é q me dei conta q poderia ter feito só um pedacinho de cada). Enfim, coloquei no pratinho dela, peguei nossa colher de silicone "chisq", botei ela no carrinho com seu lindo babador... e? e? ela ploft! Bateu com a mão no prato e derrubou metade... ta, achei lindo igual tá? Mas ela comeu de primeira! Sim, e adorou... comeu umas belas 6 colheradas e foi nanar depois.

Tom-fofa!

Agora, com 7 meses, incluimos as carnes, frango, e fígado de frango.
E os "cereais", feijão, arroz...
Bom, ela já come de tudo! O doutorzinho já nos liberou dar de tudo para ela, mas com coerência, claro! Tudo q digo são, todas as frutas, legumes, verduras e grãos...
"Ele: Big Mac e Refri... Not... kkkkk"