Páginas do Blog

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Atividades para crianças de 3 anos.

Dia de chuva, marido viajando a trabalho, eu e a Valentina em casa...
O que, fazer?



Tem que rebolar! Literalmente :) hoje até já dançamos (se bem que dançamos todos os dias).

Adoro essa foto dela dançando com seu papai

O meu problema é que se deixar, ela quer ficar jogando no meu celular ou no tablet um tempão, e eu detesto isso. - Não me entendam errado, a questão é que quando ela pega, ela quer ficar um tempão ali, vidrada!!
Um pouquinho, sem problemas e são joguinhos para a faixa etária dela, colorir, quebra-cabeça, jogo da memória... mas esquecer da vida ali, me incomoda bastante!

Adoro ver ela brincando de bonecas, colorindo, jogando os joguinhos dela (os de verdade).
Hoje ela me pediu o tablet umas 5x, neguei as 5! Quero deixar esse recurso para aqueles momentos em que ela realmente precise de distração, como por exemplo no carro, ou alguma outra situação assim (as vezes levo ela para a academia comigo e o tablet nesse caso é meu querido amiguinho). 

Pois então, estou pesquisando aulinhas para ela fazer durante a semana, já que não está na creche.
Pensei em Ballet, ou algum outro tipo de aula artística.
Meu sonho é colocar ela na natação para ver se ela gosta, pq eu fazia e adorava! Até participei de várias competições. Só que enquanto não chegar o verão p/ valer não dá... hoje mesmo olha o clima... frio e chuva

Enquanto faço essa minha pesquisa de atividades para ela, estava também bolando um plano de atividades para fazermos em casa. E achei bastante coisa neste blog. Algumas coisa já fazemos, mas outras são bem legais para ficarem registradas aqui e colocarmos em prática naqueles dias em que nos falta alguma inspiração:

Hoje brincamos juntas de casinha, jogo da memória e dançamos.

Anotei outras idéias para fazermos juntas:

- Recorte e colagem (papel picado, grãos, contas).

- Confecção de colares.

- Pintura a sopro, a dedo e/ou a pincel.

- Brincar de faz-de-conta.

- Mímicas: rir, chorar, dar gargalhadas, fazer caretas, piscar.

- Equilibrar-se num pé só.

- Participar de brincadeiras rimadas e ritmadas, cantigas de roda, canções folclóricas.

- Dramatizar cenas familiares e histórias curtas e repetidas frequentemente.

- Observar e explorar o ambiente através do tato.

- Identificar formas: quadrado, círculo, triângulo, retângulo.

- Morto-vivo (jogo)

- Andando, chegar a um ponto determinado na sala, equilibrando um objeto na mão, na cabeça, etc.

- Exercícios para desenvolver a lateralidade ( andar em linha reta; curva; zigue-zague, andar em pistas limitadas com fita, etc...)

- Fazer como se pedalasse uma bicicleta: pernas duras e flexionadas.

- Imitar o pulo do sapo, do macaquinho, do coelhinho, o peixinho nadando, a minhoca se arrastando e o som de animais conhecidos.

- Conversar com as crianças ao máximo, aproveitando todos os momentos, tendo como temas sua família, seus brinquedos, seus amigos, suas brincadeiras.